Como fazer composteira orgânica em casa

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é produzido cerca de 160 mil toneladas de lixo no Brasil, sendo mais da metade lixo orgânico.

Já pensou em “reciclar” esse lixo orgânico? A #DicaReiArthur 🌎 vai te ensinar a fazer uma composteira em casa, assim você separa o lixo orgânico e aduba suas plantas!

• Primeiro, no seu quintal, faça um buraco na terra de pelo menos 0,5 metro quadrado e cerca de 30 centímetros de profundidade. Para sustentar as paredes de terra, coloque um caixote ou caixa d’água sem o fundo nas laterais, que permita o acesso ao chão. Também é possível cercar a área em contato com a terra com uma cerca de arame, tábuas ou troncos.

• Depois, deposite o material orgânico no espaço delimitado diariamente. Sem espalhar muito, concentre-o em um canto até encher o espaço.😉

• Cubra a superfície com folhas secas ou serragem. Não comprima a mistura, pois a falta de oxigenação nesse tipo de compostagem pode gerar mal cheiro.

• A cada 15 dias, revire todo o material para ajudar a aerar a terra e facilitar a decomposição.

Em até três meses, as sobras de alimento vão se transformar em um adubo fértil, que pode ser usado em plantas e hortas.🌱🌳