Muitas vezes, hábitos comuns do nosso dia-a-dia na cozinha que executamos sem pensar podem prejudicar nossa saúde. Conheça alguns desses erros e maneiras simples de corrigi-los!

Manter um pano de pia: Aquele pano que deixamos na pia e serve para apoiar a louça ou enxugar a água que fica no balcão da pia depois de lavarmos as coisas, é um verdadeiro antro de bactérias e germes, geralmente limpamos tudo o que está perto. O ideal é que se lave sempre com água e sabão e depois estendido para secar.

Lavar alimentos na cuba: Muitas pessoas utilizam a cuba como local para limpar frutas e verduras, o que é anti-higiênico. O local reuni diversos germes, isso porque é onde vai toda a sujeira que é tirada dos alimentos. Ao invés de utilizar a cuba, utilize bacia ou escorredor de macarrão e mantenha os longe da pia, para auxiliar na remoção das bactérias misture duas colheres de sopa de água sanitária em um litro de água e despeje dentro da pia.

Panela dentro da geladeira: Um erro cometido por muitas pessoas é colocar panelas com comida dentro da geladeira, como a maioria desses recipientes são feitos de alumínio, que é material tóxico, recomenda-se manter os alimentos em potes de plástico, vidro ou inox.

Tábuas de corte: Evite as tábuas de madeira, pois os microrganismos se proliferam com muita facilidade neste material. De preferência as de vidro, higiênicas e fáceis de limpar. O ideal é manter pelo menos duas na cozinha: uma para carnes e peixes e outras para vegetais ou outros produtos que dispensam o cozimento.

Lata de lixo: Não basta apenas jogar o saco de lixo fora para mante-lo limpo. Lave a lixeira pelo menos umas vez por semana , com água e sabão. Aconselha-se usar um pano descartável com desinfetante para remover o mau cheiro.

Descongelando comida: Um erro comum é deixar comida descongelando em cima da pia, o correto é descongelar o alimento em um prato dentro da geladeira. A carne estava no freezer? Utilize o micro-ondas ou coloque em um saco fechado dentro de uma bacia com água.

Fonte: www.catracalivre.com.br