Existem alguns itens que não devem ser colocados no microondas para evitar problemas, preparamos uma lista com alguns objetos e alimentos que jamais devem ser colocados, pois o calor gerado pelo microondas causa reações específicas podendo até explodir ou causar incêndio.

Confira a lista:

  • Plástico:

Não coloque qualquer tipo de plástico, use somente os que vierem com a especificação “pode ir ao microondas” ou algo parecido, ao usar um plástico que não deve ser usado, ele pode derreter.

Há pesquisas que mostram que os plásticos não são bons para usar em microondas, pois quando aquecidos liberam substâncias que podem trazer risco a nossa saúde. Já ouviu falar na expressão “Livre de BPA” ? Pois bem, este material contamina os alimentos com substâncias cancerígenas.

  • Isopor:

Assim como o plástico, o isopor está entre os materiais capazes de contaminar alimentos com seus resíduos que derretem com o calor e gases que são liberados.

  • Alumínio:

Alumínio e qualquer outro tipo de metal não combinam com o microondas, caso coloque, muito provável que você dará início a um incêndio, muito cuidado!

  • Embalagens de comida pronta:

Outro item que faz parte da nossa lista são as embalagens de comida pronta, isso porque elas são revestidas internamente com metal, que ajuda o alimento ficar quente. Como você já viu, qualquer tipo de metal não combina com microondas, a não ser que diga claramente que o material pode ir ao microondas.

  • Louça com detalhes metálicos:

Você tem em casa aquele jogo de jantar com detalhes dourados ou prateados? Jamais coloque no microondas, pois esses detalhes são feitos em tintas metálicas e o resultado pode não ser agradável.

  • Acrílico:

Todo acrílico é plástico, então não deve se colocar utensílios de acrílico, eles podem liberar substâncias cancerígenas e o material tende a rachar.

  • Ovos:

O ovo quando feito com casca, a tendência é que estoure. Existem algumas vasilhas específicas para preparar os ovos no microondas, o problema é que todas elas são de plásticos, mas caso esteja descrito “livre de BPA”, pode ser usada sem problema.

  • Batatas e tomates com casca:

Todo alimento que possui casca, não deve ser colocado no microondas, pois a casca detém o calor dentro do alimentos, como uma panela de pressão, fazendo o explodir ou até mesmo pegar fogo, para não ter problemas faça vários furos na casca para o calor sair.

Isso serve também para embutidos que possuem uma casquinha, como linguiças e salsichas, outra dica é enrolá-los em papel toalha para evitar sujeira.

  • Molhos em gerais:

Todo molho que for colocado no microondas sem tampa, pode dar um pouco de trabalho para limpar. Com o aquecimento o molho começa a borbulhar fazendo uma enorme sujeira.

E você, já passou por uma situação parecida? Conte para nós nos comentários e ajude as demais pessoas a não cometerem o mesmo erro 😉

• Aprenda de uma maneira muito simples fazer arroz no microondas