Saiba Por que deixar arroz integral de molho

Consumir grãos integrais de modo inadequado pode levar a vários efeitos colaterais, desde síndrome do intestino irritável até deficiência de minerais. O consumo de grãos integrais é altamente recomendado, mas é importante que sejam consumidos da maneira certa.

Boa parte dos grãos contém ácido fítico ou fitato, um inibidor enzimático, na sua camada mais externa. E como os grãos integrais não são previamente processados ou fermentados, este ácido não está neutralizado podendo dificultar o processo digestivo e geralmente se liga a algumas proteínas e minerais no trato intestinal, como cálcio, zinco, ferro e magnésio, e pode impedir a sua adequada absorção e assimilação pelo organismo.

Quando deixamos os grãos de molho, enzimas e outras substâncias neles presentes conseguem neutralizar o ácido fítico, fazendo com que os seus minerais, vitaminas e  proteínas sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Maneira de deixar o arroz integral de molho

Deixe o arroz de molho em água filtrada com limão ou vinagre por pelo menos 7 horas. Use sempre duas medidas de água para cada medida de grão, e aproximadamente uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água. Deixar o arroz de molho também irá tornar o seu cozimento mais rápido.