Você conhece o alho negro e seus benefícios?

Até pode parecer que faz parte de outra espécie de alho, porém o alho negro é o mesmo que já utilizamos em nossa cozinha. A diferença está no processo de fermentação e controle do ambiente que o ingrediente passa para escurecer, sem a necessidade de colocar aditivos químicos. Ao contrário do alho que estamos acostumados, o alho negro possui um gosto adocicado e não é ardido.

Propriedades do alho negro

Assim como o alho que conhecemos, o alho negro é rico em vitaminas como A, B1, B2 e C, possui também diversos minerais como enxofre, iodo, cálcio e zinco. Além disso ajuda na regulação da pressão arterial, diminui o colesterol e possui ação antiviral e antifúngica, fortalecendo o sistema imunológico.
Para obter esses benefícios é necessário ingeri-lo na frequência e quantidade correta: um dente por dia.

Onde pode ser utilizado:

Ao contrário do alho comum, o alho negro quando é refogado ou submetidos a altas temperaturas acaba perdendo suas propriedades, pois sua enzimas ficam desnaturadas assim perdendo suas características. O ideal é consumir cru, para utilizar é só descascar e picar conforme preferir. Você pode utiliza-lo para temperos para risotos, porém adicione sempre ao final da receita para não submeter o ingrediente ao calor.