Pesquisas recentes divulgadas pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para o crescimento alarmante da obesidade no Brasil. Estudo recente aponta que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal.

A explicação está relacionada principalmente à mudança no padrão de consumo alimentar dos brasileiros. O IBGE, em sua pesquisa de orçamento familiar (POF) correspondente ao período 2002/2003 já mostrava que as famílias estavam gradualmente substituindo a tradicional dieta do brasileiro (arroz, feijão e hortaliças) por bebidas e alimentos industrializados, como refrigerantes, biscoitos, carnes processadas e comidas prontas.

A nutricionista Cleusa Amaral reconhece que a maioria das pessoas foge do feijão com arroz quando iniciam uma dieta para emagrecer, mas garante que não existe motivos para tirá-los do cardápio: “Um dos mitos que se propagam ainda nos dias de hoje é que a combinação de arroz e feijão engorda. O fato é que a combinação desses cereais não engorda e sim fornece aminoácidos essenciais, além de ser livre de glúten”.

Fonte: revista Planeta Arroz

receita_feijaoarroz

Na correria do dia-a-dia, nem sempre temos tempo de preparar os nossos alimentos. Mas os especialistas garantem: O típico prato brasileiro, uma combinação de arroz, feijão, carne e salada, ainda é a melhor opção para a nossa saúde. Pense na sua saúde na hora de escolher suas refeições!

Tem mais algum mito que acha importante compartilhar? Deixei nos comentários!