Dickow Alimentos

A Dickow Alimentos atua desde 1959 no ramo de beneficiamento de arroz. O compromisso com a qualidade começa com a seleção rigorosa de matéria prima, e continua na industrialização com equipamentos de última geração. Esses cuidados garantem um produto de qualidade superior, com ótimo rendimento e o sabor do mais puro arroz.



Na busca pela excelência e sustentabilidade, a empresa investe continuamente na atualização de seu parque industrial e em programas de qualidade e boas práticas de fabricação de alimentos, sempre buscando a melhoria contínua em seus processos, produtos e serviços. Em 2010, a empresa recebeu a certificação ISO 9001:2008. É sem dúvida uma grande conquista, pois a Dickow está entre as primeiras empresas do setor de beneficiamento de arroz a conseguir esta certificação. Em 2014, a empresa concorreu pela primeira vez ao Prêmio Qualidade RS. Após ter seu Sistema de Gestão avaliado, a empresa conquistou o Troféu Bronze nesta renomada premiação, novamente sendo uma das primeiras do seu setor a obter este título.


A empresa oferece aos seus clientes e consumidores uma linha diversificada de produtos, vendidos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, através de seus representantes, distribuidores ou vendas diretas. Conheça você também o sabor e a qualidade dos produtos da Dickow Alimentos!


História

Embora tenha sido registrada em 1959, a história da Dickow Alimentos Ltda começou muito tempo antes... Aqui, vamos aproveitar a ocasião para contar algumas curiosidades sobre o passado da empresa.

  1. Serraria da época

    Em 12 de junho de 1932, Arthur Dickow, de Paraíso do Sul, começa a trabalhar com Augusto Prehn, filho de imigrantes alemães, na época, proprietário de uma serraria e um engenho rudimentar de arroz em Agudo.

  2. Casamento Arthur Dickow e Lily

    Em 1935, Arthur casou-se com Lily, filha de Augusto. Sogro e genro, os dois trabalharam juntos buscando a expansão da empresa.

  3. Locomóvel que gerava energia na época

    Para expandir a produção de arroz, Augusto e Arthur adquirem um locomóvel, máquina a vapor que usava como combustível a própria casca do arroz. Essa caldeira, com uma chaminé de 20 metros, gerava energia elétrica suficiente para o beneficiamento de arroz e para as casas mais próximas.

  4. A empresa é registrada com o nome de Arthur Dickow & Filhos. Na época, contava com o engenho de arroz, moinho de milho, serraria e comércio de produtos alimentícios e ferragens.
    A família também possuía um salão de festas, famoso na região pelos seus ótimos bailes. Este salão tem um valor sentimental importante para muitos casais de Agudo e região, que lá se conheceram. Todos os filhos de Arthur e Lily festejaram seus casamentos neste salão, assim como muitos outros casais. O Salão, construído em meados de 1910, ainda hoje é usado em festas e eventos da empresa.

  5. Maçarico, primeiro caminhão pesado da Dickow

    A empresa adquire seu primeiro caminhão pesado. Carinhosamente apelidado de “maçarico”, este caminhão está até hoje em pleno funcionamento, devidadamente reformado e restaurado, sendo considerado uma relíquia da empresa.

  6. Primeira predio da empresa Dickow após o incêndio

    Após um incêndio que destruiu completamente o antigo engenho de arroz, a empresa construiu um novo pavilhão para abrigar a indústria.

  7. Primeira embalagem Tio Arthur

    É registrada a marca de arroz Tio Arthur. Logo após, a empresa inicia as vendas nos estados de Espírito Santo e Minas Gerais.

  8. Começo do plantio de arroz em Dom Pedrito

    Para resolver o problema de escassez de matéria prima, um dos filhos de Arthur se “aventurou” a começar o plantio de arroz em Dom Pedrito.

  9. Empresa passa a se chamar Dickow & Cia Ltda

    Arthur passa a direção da empresa a 4 de seus filhos, e a empresa passa a se chamar Dickow & Cia Ltda.

  10. Empresa Dickow no ano de 1990

    Foi finalizada a construção do novo prédio administrativo, mais moderno e com uma nova balança apta a receber caminhões de maior porte.

  11. Primeira embalagem Rei Arthur

    Com a modernização da indústria, tornou-se possível a produção de um arroz de qualidade superior. Foi registrada então a marca de arroz Rei Arthur. Essa é hoje a marca de maior sucesso da empresa, sendo reconhecida pelo seu rendimento e sabor superiores.

  12. Implantacão programa Qualidade Total

    Sempre buscando agregar qualidade ao seu produto, a Dickow & Cia. Ltda. implantou o programa de qualidade total. No mesmo ano, juntamente com outras 11 empresas, colaborou para a criação do Comitê de Qualidade de Agudo. Atualmente a Dickow participa de programas de qualidade e investe na responsabilidade social, buscando a melhoria contínua.

  13. Modernização da indústria

    Com o crescimento das vendas, tornou-se necessária a ampliação da capacidade de produção. Neste ano foram concluídas as obras de duplicação e modernização da indústria. Hoje, a empresa conta com os equipamentos mais modernos em suas categorias, mantendo um elevado padrão de qualidade. Por isso não é necessário lavar ou escolher o arroz produzido pela Dickow.

  14. Conquista da certificacão ISO 9001:2008

    A empresa conquistou a certificação ISO 9001:2008, sendo uma das primeiras indústrias de beneficiamento de arroz do país a conquistar este certificado.
    Para agilizar a comunicação com seus representantes e clientes, a empresa implantou o cabeamento via fibra óptica para telefone e internet, garantindo comunicação de qualidade e sem interrupções.

  15. Conquista do Prêmio PGQP

    Em 2014, a empresa concorreu pela primeira vez ao Prêmio Qualidade RS, premiação que avalia oito critérios de excelência: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Após ter seu Sistema de Gestão avaliado, a empresa conquistou o Troféu Bronze nesta renomada premiação, novamente sendo uma das primeiras do seu setor a obter este título.
    Em 2014, a empresa modernizou sua marca, com a nova razão social Dickow Alimentos Ltda.

  16. Tombador Dickow para descarga de arroz

    Para agilizar a descarga de arroz na safra, a Dickow concluiu a instalação de um tombador apto a receber caminhões de qualquer tamanho - inclusive bitrem e rodotrem - e um tombador menor, para pequenas cargas.

Responsabilidade Social

Desde as suas origens, a Dickow Alimentos sempre valorizou iniciativas que buscassem o desenvolvimento da comunidade da região. A direção acredita na importância da Responsabilidade Social e se esforça para que o o desenvolvimento da empresa gere impactos positivos na sociedade na qual ela está inserida.

A Dickow Alimentos está sediada no município de Agudo, inserida em uma região predominantemente de pequenas propriedades rurais e agricultura familiar. A empresa cumpre o importante papel de absorver e escoar a produção agrícola da região, gerando empregos diretos e indiretos.

Algumas ações da Dickow relativas à Responsabilidade Social e Ambiental:

• Apóia anualmente mais de 100 entidades, como escolas, hospitais, associações comunitárias e esportivas.
• Promove eventos culturais em Agudo e região que, nos últimos anos, receberam aproximadamente 15.000 pessoas.
• Mantém desde 2009, o Coral Vozes da Dickow, aberto à comunidade.
• Realiza campanhas de Coleta Seletiva.
• Possui uma área destinada ao reflorestamento de mata ciliar com árvores nativas, desde 2012.
• Realiza dentro da SIPAT (semana interna de prevenção de acidentes de trabalho), gincana, cursos e palestras voltados à responsabilidade social e ambiental.


Além disso, a empresa busca ser uma multiplicadora de ações sociais, estimulando o voluntariado entre seu quadro de colaboradores, com o propósito de contribuir para fazer um mundo melhor com a participação de todos.

Diretrizes

Missão

Produzir, industrializar e comercializar alimentos nutritivos, com tecnologia, produtividade e lucratividade em parceria com fornecedores e colaboradores, buscando a máxima satisfação dos clientes e a sustentabilidade do negócio, com respeito ao meio ambiente e à comunidade.


Política da Qualidade

Industrializar e comercializar alimentos nutritivos, com tecnologia e produtividade, em parceria com fornecedores e colaboradores, objetivando a satisfação dos clientes e a melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão.


Valores

• Trabalho: a melhoria contínua só pode ser alcançada através do trabalho focado em resultados.
• Honestidade: demonstrar justiça, ética e verdade nas relações com clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade.
• Cooperação: oferecer ajuda ao próximo, trabalhar com espírito de equipe e buscar parcerias.
• Evolução: promover a transmissão e a busca constante de conhecimento.
• Responsabilidade: manter sempre o alto padrão de qualidade dos produtos.
• Humildade: agir com modéstia, tendo bom senso ao avaliar-se em relação a outras pessoas e entidades, reconhecendo que é sempre possível melhorar.
• Respeito: agir respeitando o cliente, as leis e regulamentos, a sociedade e o meio ambiente.